top
20.1.10
Por vários séculos, o Brasil foi considerado um quintal das potências estrangeiras. Com a Inglaterra, ficava praticamente todo o ouro extraído em nosssas terras. Posteriormente, viramos fantoches dos norte-americanos através das longas ditaduras do século XX. E hoje, cabe a nós retribuírmos a "amistosidade" histórica: aprender o idioma deles.
Há quem diga que o chinês é a língua mais falada no mundo, não importa. O que realmente interessa é o idioma que domina o planeta: o inglês. Não existe uma lei impondo a obrigatoriedade de seu conhecimento mas... quase todo tipo de conhecimento é em inglês. O mundo lê inglês. O mundo produz em inglês. O mundo respira inglês.
Na onda do imperialismo linguístico, a cada esquina brota uma escola do tal idioma. Para sermos incluídos nas maravilhas da globalização, devemos absorver o american way of life até nas raízes linguísticas! Caso contrário, supostamente não há felicidade!
Os norte americanos que me desculpem, mas nada como falar português e ter acesso ao vasto conhecimento das renomadas universidades moçambicanas e caboverdianas! Maravilhas que somente o colonialismo português pode nos proporcionar!
Alexandre Vastella para o blog Meus Momentos